Inflamação

O que é a inflamção e o que fazer?

A inflamação é uma resposta imunológica natural do corpo. Quando o seu corpo detecta lesões ou invasores estranhos, como vírus ou bactérias, ele envia produtos químicos e glóbulos brancos para combatê-los, auxiliando na cicatrização e na proteção contra doenças. Naturalmente, isso é algo bom que ajuda a mantê-lo saudável.

Mas o que é a inflamação crónica? Quando o corpo está em desequilíbrio, o sistema imunológico entra em ação excessiva, causando inflamação crónica, ganho de peso, dor e doenças. A inflamação crónica ocorre não porque o corpo está ameaçado por um invasor estranho mas quando o sistema imunológico do corpo está ativado, sendo a comida uma das suas principais causas – E também é o principal remédio.

Alimentos que Causam Inflamação Crónica:

Você já sabe que alimentos altamente refinados e processados são muito problemáticos para a sua saúde. Açúcares refinados e grãos carecem de valor nutricional e contribuem para a obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, cancro, doenças autoimunes e muitos outros problemas de saúde. As gorduras saturadas também são grandes contribuintes para doenças.

O que talvez você não saiba é que existem alimentos que têm mais probabilidade de ativar o sistema imunológico e causar inflamação. Nesses casos você pode experimentar desequilíbrio hormonal, mudanças de humor, dores articulares, problemas sinusais e respiratórios, dores de cabeça, problemas digestivos, fadiga e ganho de peso. Estes sintomas desenvolvem-se lentamente ao longo do tempo, sendo uma causa raramente associada à comida. Como resultado, você pode recorrer a medicamentos ou outros exames médicos na esperança de obter alívio, mas se sua dieta permanecer a mesma, você não encontrará um alívio duradouro.

As sensibilidades alimentares mais comuns vêm de:

  • Produtos lácteos
  • Glúten
  • Milho
  • Soja
  • Fermento
  • Alimentos fritos
  • Adoçantes artificiais
  • Aditivos artificiais (em quase todos os alimentos embalados)

O que Causa a Inflamação Relacionada à Comida?

Tudo o que você ingere ou absorve no seu corpo o(a) impacta – para melhor ou para pior. Alimentos refinados carregados de produtos químicos, pesticidas e outras toxinas, medicamentos, excesso de açúcar e outras substâncias prejudiciais que você ingere ou absorve no seu corpo, causam estragos no sistema digestivo, alteram o equilíbrio do pH, modificam a composição bacteriana e danificam o revestimento protetor do estômago e trato intestinal.

O revestimento do seu trato digestivo é projetado para proteger o seu corpo e sistema imunológico contra toxinas e alérgenos no seu sistema digestivo. Quando danificado, partículas de alimentos passam pela barreira e ativam sua resposta imunológica. O seu corpo começa a atacar os alimentos que ingere como se fossem invasores estrangeiros. Essa resposta imunológica desequilibrada cria inflamação crónica no corpo, levando ao ganho de peso e outras condições de saúde.

A Boa Notícia…

A boa notícia é que, muitos dos problemas descritos podem ser revertidos, dependendo da alimentação que realizar, tão mais que essas alterações podem ser conseguidas num período relativamente curto de tempo, tudo dependendo da sua disciplina e práticas alimentares.

Substituir apenas uma refeição por dia pode fazer uma diferença enorme na sua saúde, que você verá e sentirá em apenas alguns dias. Com a Grappy você tem acesso a uma maneira simples de começar a perder peso e melhorar sua saúde hoje.

Quais os Alimentos Anti-inflamatórios?

Deixe a comida ser o seu remédio. Você pode perder peso em excesso, reduzir a dor crónica e diminuir o risco de doenças graves – e até mesmo reverter doenças crónicas – apenas fazendo mudanças positivas na sua dieta. Elimine os alimentos inflamatórios e adicione mais alimentos saudáveis e anti-inflamatórios ricos em nutrientes, ricos em ómega-3 e antioxidantes.

Aqui estão alguns alimentos para começar a incorporar em sua dieta:

  • Frutas Vermelhas (Mirtilos, morangos, framboesas)
  • Vegetais de Folhas Verdes (Espinafre, couve, folhas de beterraba)
  • Peixes Gordos (como o salmão)
  • Alho
  • Azeite Extra Virgem
  • Vegetais (Beterraba, aipo, pimentão vermelho, tomate, brocolos)
  • Aveia em Grão
  • Cúrcuma
  • Grãos Integrais (arroz integral, quinoa, ..)
  • Gengibre
  • Frutas Frescas (maçãs, abacaxi)
  • Mel Cru
  • Sementes e Nozes
  • Legumes e Leguminosas

Ao aumentar esses alimentos anti-inflamatórios na sua dieta e reduzir ou eliminar alimentos prejudiciais, você reduzirá o stresse oxidativo, aumentará a absorção de nutrientes vitais e iniciará uma série de reações novas no seu corpo. Isso cria uma redução na inflamação e começa a reverter os danos causados por escolhas alimentares erradas.

Conforme você continua a incorporar esses alimentos na sua dieta e reduz ou elimina mais alimentos prejudiciais, você perderá também peso e terá menos inchaço. Se você tem uma doença crónica, é provável que observe uma redução nos sintomas e uma melhoria geral na sua saúde.

Connosco você conhecerá que alimentos lhe são partiularmente prejudiciais. Sem onseguir saber que efeitos e em que escala cada ingrediente tem no seu metabolismo, você nao poderá ter acesso a um plano alimentar exatamente ajustado a si e que potenciará os melhores resultados no seu organismo. Venha saber mais de si próprio, ficamos à sua espera! 

Selecione o seu mealkit

Entregas gratuitas para compras antes de 10 de junho!

Oferta exclusiva para valores acima de € 19.99

Dias
Horas
Minutos